Editais da Fapesb apoiam mercado de jogos eletrônicos na Bahia
Por meio de editais públicos na área da inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) oferece oportunidades para empresas e responsáveis pela execução de projetos de jogos eletrônicos. A instituição já investiu mais de R$ 3 milhões em projetos de 15 empresas do setor.
No último final de semana, uma amostra dos projetos foi conferida, no Centro de Convenções da Bahia, durante o Festival de Jogos de Salvador (Gamepólitan). Segundo o mestre em gestão da inovação da Coordenação de Competitividade Empresarial da Fapesb, Antônio Rocha, em breve, o segmento deve ganhar espaço próprio no Parque Tecnológico da Bahia, com a criação do ‘Gamelab’.
De acordo com Rocha, o espaço vai contar com cerca de R$ 2 milhões em investimentos para o desenvolvimento de games, uma cadeia produtiva que envolve etapas como pesquisa, programação e animação.
Geração de emprego – "Com esses investimentos, estamos gerando empregos, tributos e mobilização social", disse Rocha. Durante o Gamepólitan, a Fapesb manteve uma área exclusiva para negócios, um espaço para empresas se relacionarem com outras iniciativas, impulsionando a geração de novas oportunidades.
O Brasil é o quarto maior mercado mundial em consumo de games. Só em 2012, a indústria faturou mais de R$ 1 bilhão apenas no segmento de jogos e consoles. De olho nesse mercado, o designer Ricardo Cidade trabalha na Sinergia, uma das empresas financiadas pela Fapesb.
"O apoio é fundamental não apenas pelos recursos, mas por toda a orientação que traz mais profissionalismo para os projetos". A equipe da Sinergia desenvolveu o jogo online ‘Histórias da Terra’, que mistura aventura e mitologia com cunho educativo e pode ser jogado através das redes sociais.
Programação – Em sua segunda edição, o Gamepólitan reuniu profissionais e consumidores de games em 60 horas de atividades. A programação incluiu palestras, debates, jogos abertos e campeonatos com os principais games da atualidade, além de estandes de venda de empresas de todo o país.
O auxiliar administrativo Diego da Silva foi ver de perto as novidades dos seus jogos preferidos e se considera um jogador assíduo de games. "Para nós, videogame é mais que diversão. É cultura."